O Chat GPT como Iceberg Digital – considerações educacionais

Conteúdo do artigo principal

Edgar Lyra

Resumo

A popularização dos LLMs (Large Language Models) ao final de 2022 foi marcada por um misto de alarme e excitação por parte das instituições de ensino e pesquisa. O presente artigo avança uma interpretação e possível reação ao fenômeno. A hipótese é que a capacidade de atendimento desses dispositivos a demandas cognitivas muitos diversas abre uma inusitada janela de oportunidade para repensar tanto a produção de conhecimento, quanto as correntes práticas de ensino e aprendizagem. A perspectiva de aprimoramento acelerado e continuado dessas tecnologias torna tal reflexão ainda mais estratégica e urgente.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Edgar Lyra, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Edgar Lyra é graduado em Engenharia Química pela UERJ (1981), com mestrado (1999) e doutorado (2003) em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde atua como professor e pesquisador associado. Coordenou o curso de graduação em Filosofia entre setembro de 2013 e março de 2020, e exerceu o cargo de diretor do departamento entre 2020 e março de 2024. Tem experiência na área de Filosofia Contemporânea, especialmente em problemas éticos, políticos e pedagógicos vinculados à atual hegemonia tecnológica. Coordenou entre 2014 e 2016 o Grupo de Trabalho Heidegger da ANPOF (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia), ao qual continua filiado. Criou e lidera, desde 2016, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia da Tecnologia, certificado pelo CNPq. Ingressou em junho de 2019 no Laboratório de Humanidades Digitais da PUC-Rio, e em setembro do mesmo ano filiou-se ao EMAPS (grupo de Ética e Mediação Algorítmica de Processos Sociais). Fortemente convencido da necessidade de formar professores de filosofia para lidar com as demandas da era técnica, tem se dedicado ao estudo da retórica com intenções político-pedagógicas, partindo da Retórica de Aristóteles em direção aos seus ecos digitais contemporâneos. Este trabalho resultou na publicação dos o livros "O Esquecimento de uma Arte - retórica, educação e filosofia no século 21" (2021) e "Por uma Filosofia da Opinião" (no prelo) . Ainda, no esforço de formação de professores, atua desde 2014 como colaborador do Mestrado Profissionalizante em Filosofia e Ensino do CEFET-RJ, além de integrar o GT Ensinar e Ensinar a Filosofa da ANPOF. Coordenou o PIBID / PUC-Rio de Filosofia entre agosto de 2012 e fevereiro de 2020, e entre junho de 2015 e junho de 2016, assessorou o MEC na elaboração das duas primeiras versões do documento de Ciências Humanas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Tem, por fim, se mantido em interlocução com escolas de Educação Básica, atuado como professor de cursos de especialização e extensão, e, mais recentemente, assessorado a Reitoria da PUC-Rio em assuntos estratégicos e de integridade.

Referências

BENDER, Emily M., GEBRU, Timnit, MCMILLAN-MAJOR, Angelina, and SCHMITCHELL, Margaret. On the Dangers of Stochastic Parrots – can language models be too big? In Conference on Fairness, Accountability, and Transparency (FAccT ’21), March 3–10, 2021, Virtual Event, Canada. ACM, New York, NY, USA, https://doi.org/10.1145/3442188.3445922

CARR, Nicholas. A Geração Superficial – o que a internet está fazendo com nossos cérebros. São Paulo, Agir, 2019.

COECKELBERGH, Mark. Ética na IA, tradução de Clarisse de Souza, Edgar Lyra, Matheus Ferreira e Waldyr Delgado. Rio de Janeiro, UBU/Editora PUC, 2023.

SOUZA, Clarisse Sieckenius. Leitura Direta e Leitura Informatizada com o Voyant. EMAPS-Notas #05 10 p. Rio de Janeiro, SERG, Departamento de Informática, PUC-Rio, 2024. 10p. URL da versão impressa. http://www.hcc.inf.puc-rio.br/EMAPS/userfiles/downloads/Notas-deSouzaEstudoVoyant2024.pdf

CRAWFORD, Kate and JOLER, Vladan. Anatomy of an AI System. Share Lab and AI Now Institute, NYU, 2018.

DESMURGET, Michel. A Fábrica de Cretinos Digitais – os perigos das telas para nossas crianças. São Paulo, Vestígio, 2021.

DEWEY, John. Method in Science Teaching, General Science Quarterly, vol.1, n.1, 1916.

_______. Science as Subject-Matter and as Method, Science, jan. 28, 1910 (trad. Edgar Lyra, Ciência como Assunto e como Método, O que nos faz pensar, Rio de Janeiro, v.29, n.48, jan.-jun.2021.

DONKER, Tijbbe. The dangers of using large language models for peer review. The Lancet – Infectious Disease. Vol 23 July 2023, p.781.

EU Artificial Intelligence Act. Publicado em 12/06/2024. Disponível em https://artificialintelligenceact.eu/the-act/, último acesso em 22/10/2024.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 2011.

GEFEN, Alexandre. Vivre avec le Chat GPT. Paris, L’Observatoire, 2023.

GLASS, Erin. Software of the Oppressed: reprogramming the invisible discipline. PhD Thesis. New York, Cuny University, The Graduate Center, 2018.

GRAD, Peter. Large language models prove helpful in the peer-review process. Phys. org, October 2023. Disponível em https://phys.org/news/2023-10-large-language-peer-review.html#google_vignette

HEIDEGGER, M. A Questão da Técnica. In ________. Ensaios e Conferências. Petrópolis, Vozes, 2003.

MESSERI, Lisa and CROCKETT, M. Artificial intelligence and illusions of understanding in scientific research. Nature | Vol 627 | 7 March 2024 https://doi.org/10.1038/s41586-024-07146-0

MEYER, E. T., § SCHROEDER, R. Knowledge machines: digital transformations of the sciences and humanities. Massachusetts, The MIT Press, 2015.

MONEA, Alexander. Graph Force: Rhetorical Machines and the N-Arization of Knowledge.” Computational Culture 5 (15th January 2016). Disponível em http://computationalculture.net/graph-force-rhetorical-machines-and-the-n-arization-of-knowledge/,último acesso em 22/10/2024.

OPEN AI. Disponível em https://openai.com/blog/chatgpt/, último acesso em 22/10/2024

PACHECO, Rodrigo: Senado Federal. Em tramitação. Disponível em https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/157233, último acesso em 22/19/2024.

ROCKWELL, Geoffrey and SINCLAIR, Stefan. Hermeneutica: computer-assisted interpretation in the humanities. Massachusetts, MIT Press, 2022.

SCIENCES PO NEWS 2023. Disponível em https://newsroom.sciencespo.fr/sciences-po-bans-the-use-of-chatgpt/ , último acesso em 22/10/2024.

SIMANOWSKI, Roberto. Smartphone Zombies. In The Death Algorithm and Other

Digital Dilemmas, the MIT Press, Massachusetts, 2018, p. 47-63.

VAN DIS, A. M. E., BOLLEN, Johan, VAN ROOIJ, Robert, ZUIDEMA, Willem § BOCKTING, L. Chat GPT: five priorities for research”. In Nature | Vol 614 | 9 February VAN NOORDEN, Richard. “More than 10,000 research papers were retracted in 2023 – a new record. Nature 624, 479-481 (2023).

VEE, Annette. “Full Stack Rhetoric – a response to rhetorical machines”. In JONES, John and e HIRSU, Lavinia. Rhetorical Machines – writing, code and computational ethics. The University of Alabama Press, Tuscaloosa, 2019.

ZHANG, Y., LI, Y. et al. Siren’s Song in the AI Ocean: a survey on hallucination in Large Language Models. In arXiv:2309.01219v2 [cs.CL] 24 Sep 2023.

WIKIPEDIA. Publish or perish. Disponível em https://en.wikipedia.org/w/index.php.title=Publish_or_perish&oldid=1239516132, último acesso em 22/10/2024.