O espírito é um estômago! Uma crítica fágica do perspectivismo espumológico de P. Sloterdijk

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Maurício Fernando Pitta

Resumo

Partindo de uma provocação de Eduardo Viveiros de Castro sobre a incompatibilidade entre povos indígenas e não-indígenas a respeito da dicotomia Natureza–Cultura, e tomando a rizomática de Gilles Deleuze e Félix Guattari, bem como o perspectivismo de Friedrich Nietzsche, como pontos de apoio, pretendo, neste artigo, articular uma crítica “fágica” do tipo de perspectivismo proposto por Peter Sloterdijk como descrição da dinâmica de coabitação morfosociológica do capitalismo tardio, condensada na metáfora topológica da “espuma”. Para isto, será necessário abordar a apologia sloterdijkiana das “Grandes Narrativas” e a apropriação feita pelo autor dos conceitos deleuze-guattarianos de “geofilosofia” e “rizoma” e nietzscheano de “perspectiva” para, em seguida, explicitar o caráter “fágico” do perspectivismo nietzscheano como limite da “espumologia” sloterdijkiana e como modelo alternativo possível de ontologia pluralista.

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Artigos
Biografia do Autor

Maurício Fernando Pitta, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professor Adjunto (CRES) no Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Londrina - UEL. Doutor em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2018-2022), Mestre em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia (2016-2018) e Licenciado em Filosofia (2012-2016) pela UEL. Ex-pesquisador de Pós-Doutorado da UEL, com financiamento CAPES/PDPG. Pesquisa, no momento, a questão da equivocação ontológica no multinaturalismo, bem como questões relacionadas à teoria cibernética da comunicação, Tem por interesse as áreas de Ontologia e Fenomenologia Existencial, Antropologia Social (em especial, autores da chamada "virada ontológica"), Pensamento Indígena, Filosofia da Libertação e pensamento decolonial latino-americano, Filosofia da Diferença francesa, Biopolítica, Estética e as interfaces entre Filosofia, Literatura e outras mídias (Audiovisual, Música, Games etc.).

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